Sobre
Entre os diversos benefícios socioeconómicos inerentes à conclusão de um curso de grau académico, destacam-se o incremento das receitas fiscais, a melhoria dos salários e das carreiras profissionais, a redução das taxas de crime, o aumento da expectativa de vida e/ou a tomada de decisões mais informadas. Conforme mencionado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Portugal, no ano de 2021, a taxa de emprego entre jovens licenciados de 25 a 34 anos superou em 8 pontos percentuais a dos jovens com apenas o ensino secundário, enquanto que a diferença salarial atingiu mais do que o dobro no caso dos licenciados na área das tecnologias da informação e comunicação [1]. O abandono escolar no ensino superior gera, assim, desafios consideráveis para o desenvolvimento e sucesso individual dos estudantes, em particular, e para o progresso da sociedade de uma forma geral.
Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a taxa geral de abandono escolar no ano letivo de 2021/2022 foi de 9,3% [2], sendo que entre 2017/2018 e 2021/2022 a mesma situou-se nos 8,6% – valor médio (cf. Gráfico 1). Visto que são múltiplos os fatores que podem contribuir para aumentar o risco de abandono dos novos estudantes, como o baixo nível socioeconómico e/ou aproveitamento académico, a existência de problemas de saúde mental e/ou a inexistência de práticas de ensino de qualidade, diferentes estratégias têm vindo a ser adotadas a nível institucional para o prevenir. Uma delas é o Programa de Tutoria e Mentoria (PTM), implementado desde 2015, e que, recorrendo às figuras do tutor (docente da UTAD, preferencialmente da área de formação na qual o novo estudante ingressa) e do mentor (estudante da UTAD de anos mais avançados, do mesmo ou de outro curso), é responsável pela integração dos novos estudantes (mentorandos), bem como pelo seu acompanhamento e pela sinalização de eventuais situações de risco de abandono escolar.
Gráfico 1 - Evolução do abandono escolar na UTAD (1.º Ciclo e Mestrado Integrado)
Neste contexto, o projeto SUCESSO@UTAD surge em resposta à necessidade de combater o abandono escolar observado ao longo dos últimos anos na UTAD. Trata-se de um mecanismo de apoio ao próprio PTM, visando reforçá-lo e integrá-lo num conjunto abrangente de eixos de ação complementares. Estes incluem o estímulo à inovação pedagógica por meio da adoção de práticas de ensino e da produção de conteúdos digitais que fomentam a aquisição de competências académicas e sociais; o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de suporte à gestão do PTM; a realização de ações de acolhimento de novos estudantes e de capacitação de tutores e mentores; a identificação e planeamento de oferta educativa suplementar à já existente; e a promoção e divulgação do PTM junto da comunidade académica. Pretende-se, desta forma, apoiar e facilitar a transição dos novos estudantes entre o ensino secundário e o ensino superior e, por consequência, melhorar os índices de abandono e de insucesso escolar na UTAD.
Objetivos
O objetivo geral do SUCESSO@UTAD é diminuir as taxas de abandono e de insucesso escolar na UTAD, a curto e médio prazo. Para tal, o projeto propõe atingir os seguintes objetivos específicos:
- Melhorar a qualidade da oferta de ensino da UTAD através da inovação pedagógica na prática docente;
- Estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica de novos estudantes na UTAD;
- Produzir referenciais e cursos de formação sobre competências académicas e sociais dirigidos aos novos estudantes da UTAD, face às necessidades do mercado de trabalho e numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
- Desenvolver ferramentas tecnológicas de suporte ao PTM da UTAD que possibilitem otimizar a sua gestão, monitorização e intervenção precoce nos casos de abandono escolar;
- Capacitar tutores e mentores do PTM da UTAD através da realização de ações de formação que certificam os seus conhecimentos e competências;
- Promover o PTM junto da comunidade académica da UTAD através de ações de esclarecimento e sensibilização, da criação de vídeos e/ou de outros materiais de apoio.
[1] Organization for Economic Co-operation and Development (2022). Education at a Glance 2022: OECD Indicators. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/3197152b-en.
[2] Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2023). Abandono Académico na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: 2021/22. UTAD. https://www.utad.pt/gesqua/wp-content/uploads/sites/9/2023/06/Relatorio-abandono-2021_2022.pdf.