Eixos de Ação

O projeto SUCESSO@UTAD pretende atingir os seus objetivos através da implementação de diferentes atividades, distribuídas estrategicamente nos quatro seguintes eixos de ação:

1. Transformação Digital

  • Desenvolvimento de uma plataforma de apoio ao PTM da UTAD, com versões web e mobile, que permita otimizar os seus processos de gestão (e.g., alocar tutores e mentores a novos estudantes, enviar notificações, agendar e registar reuniões de acompanhamento), monitorização (e.g., consultar o histórico do acompanhamento aos novos estudantes), e intervenção precoce (e.g., sinalizar potenciais casos de abandono académico de novos estudantes através do uso de algoritmos de inteligência artificial);
  • Desenvolvimento de um sistema de monitorização das atividades letivas da UTAD, com versão web, que permita monitorizar em tempo real indicadores de aprendizagem dos novos estudantes, como a sua assiduidade às diferentes unidades curriculares, o uso de recursos de apoio, o seu aproveitamento académico, entre outros.
 

2. Inovação Pedagógica

  • Implementação de práticas pedagógicas inovadoras pelo corpo docente da UTAD, de apoio às unidades curriculares de diferentes cursos, com base na adoção de métodos de aprendizagem ativa e colaborativa, no uso de tecnologias educativas, e na produção de conteúdos digitais;
  • Criação de referenciais de formação complementares às unidades curriculares de diferentes cursos da UTAD, que promovam o desenvolvimento de competências académicas e sociais dos novos estudantes, através de vários formatos (e.g., cursos de verão, hackathons e/ou bootcamps, cursos de curta duração), e que futuramente possam ser integrados na oferta educativa institucional.
 

3. Integração, Capacitação e Certificação

  • Realização de ações de acolhimento para novos estudantes da UTAD, de forma a facilitar a sua ambientação e adaptação, bem como o desenvolvimento das suas competências académicas e sociais;
  • Realização de ações de formação para tutores e mentores do PTM da UTAD, de apresentação do projeto Sucesso@UTAD e recolha de contributos/sugestões de melhoria;
  • Realização de ações de formação para o corpo docente da UTAD, de forma a sensibilizar, valorizar e partilhar o desenvolvimento de boas práticas de inovação pedagógica;
  • Produção de um Curso Aberto Online (MOOC) para novos estudantes da UTAD, que promova o desenvolvimento das suas competências académicas e sociais, com base no “plano de soft-skills” existente a nível institucional.
 

4. Promoção e Divulgação

  • Criação de um website sobre o projeto Sucesso@UTAD, onde serão divulgados os seus objetivos, ações e resultados;
  • Produção de vídeos e/ou outros materiais sobre o PTM da UTAD, para incentivar e esclarecer os novos estudantes quanto ao uso dos apoios disponibilizados a nível institucional.

Eixos de Ação
SUCESSO@UTAD

1. Transformação Digital

  • Plataforma para Gestão do PTM (alocação de mentorandos-mentores-tutores, agendamento de reuniões, envio de avisos, sinalização e previsão de abandono através de IA, …)
  • Dashboard com Indicadores das UCs (assiduidade, avaliação, uso de recursos, …)

2. Inovação Pedagógica

  • Práticas Pedagógicas Inovadoras nas UCs (métodos de aprendizagem ativa e colaborativa, tecnologia educativa, conteúdos digitais, …)
  • Referenciais de Formação complementares às UCs (cursos de verão, hackathons, concursos de ideias, cursos e eventos de curta duração, …)

3. Integração e Certificação

  • Ações de Acolhimento para novos estudantes
  • Ações de Formação para docentes, tutores e mentores
  • MOOC sobre Competências Académicas e Sociais para novos (e atuais) estudantes

4. Promoção e Divulgação

  • Website do Projeto (com informações gerais, guias/manuais e outros recursos de apoio ao PTM)
  • Vídeos sobre o PTM (“dia-a-dia de um mentor e/ou mentorando”, “serviços e apoios disponíveis”, …)
  • Vídeos sobre as Escolas (“oferta educativa”, “infraestruturas”, “projetos”, …)

1. Transformação Digital

  • Plataforma para Gestão do PTM (alocação de mentorandos-mentores-tutores, agendamento de reuniões, envio de avisos, sinalização e previsão de abandono através de IA, …)
  • Dashboard com Indicadores das UCs (assiduidade, avaliação, uso de recursos, …)

2. Inovação Pedagógica

  • Práticas Pedagógicas Inovadoras nas UCs (métodos de aprendizagem ativa e colaborativa, tecnologia educativa, conteúdos digitais, …)
  • Referenciais de Formação complementares às UCs (cursos de verão, hackathons, concursos de ideias, cursos e eventos de curta duração, …)

3. Integração e Certificação

  • Ações de Acolhimento para novos estudantes
  • Ações de Formação para docentes, tutores e mentores
  • MOOC sobre Competências Académicas e Sociais para novos (e atuais) estudantes
  • MOOC sobre o PTM para novos (e atuais) tutores e mentores

4. Promoção e Divulgação

  • Website do Projeto (com informações gerais, guias/manuais e outros recursos de apoio ao PTM)
  • Vídeos sobre o PTM (“dia-a-dia de um mentor e/ou mentorando”, “serviços e apoios disponíveis”, …)
  • Vídeos sobre as Escolas (“oferta educativa”, “infraestruturas”, “projetos”, …)